quinta-feira, outubro 18, 2012

Um Pouco Da Historia Do Vintage.


  O mundo da moda é muito mais fascinante do que a gente pensa. No mundo fast fashion de hoje em dia, usamos tendências e termos sem saber o real significado ou a história por trás deles. Resolvi então colocar aqui no blog um pouco de história da moda, um verdadeiro dicionário fashion. 

  Para o meu primeiro post decidi escrever sobre o termo "Vintage", afinal o meu blog vai ter muito sobre isso, e também este termo é muito usado, e na maioria das vezes de modo errado!

  De onde surgiu?
  Vintage é um termo emprestado da ciência do vinho e se refere ao ano da colheita da uva, ou seja, a data de origem. O termo então começou a ser usado nos E.U. A quando os colecionadores de carros queriam identificar carros de 20 anos atrás. 
Logo esse conceito foi disseminado pela moda e pela cultura pop. 

  As opiniões sobre a colocação do termo são bem distintas. Há quem fale que o termo vintage pode ser colocado ao se referir à recuperação de estilos de épocas passadas – algumas não tão passadas, como é caso do revival dos anos 90. 
Podemos visualizar essa composição nos looks em shapes, modelagens, estampas, cores e tudo aquilo que está relacionado à moda. Pessoas que usam o estilo vintage são consideradas com um estilo próprio e único, e outra característica para isso, é ser exclusivo. 

  Entretanto há uma diferença em dizer que uma peça é vintage ou é de estilo vintage. Segundo uma corrente fashionista mais exigente, para uma peça de roupa ou decoração ser considerada vintage deve seguir os seguintes requisitos:
- Ter pelo menos 20 anos de antiguidade;
- Ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilista;
- Não haver sofrido nenhuma transformação com o tempo;
- Representar um instante de moda;
- Estar em perfeito estado de conservação.

  É devido à esse fato que peças realmente vintages têm os preços na maioria das vezes altos, chegando a ser exorbitantes!
                                      

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP